quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Limpeza de Agulhas e sua durabilidade


Nota: Leitores, fui plagiado em livro e que esta será a razão da minha retirada do mundo virtual. No entanto, algumas atualizações necessárias as farei com data e firma reconhecida e serão postadas como foto. E todos meus trabalhos serão publicados em cartório de títulos e documentos. (Em 19/03/2014).

A limpeza de agulhas é algo muito delicado. Veja aqui quantos acessórios existem para isso:
http://www.needledoctor.com/Online-Store/Audio-Accessories?search=stylus+cleaner e um exemplo de site que ensina a limpeza - http://www.vinylrevinyl.com/2008/11/21/cleaning-your-stylus-needle-an-essential-turntable-maintenance-practice/ . Eu não sigo esses métodos e nem aconselho, não por serem errados, mas por serem críticos pelo fato de exigirem extrema habilidade epicrítica, quando muitas pessoas no mundo tem uma manuabilidade protopática. Nada, não utilizo nenhuma escova e fluido para essa limpeza, confesso; por medo de quebrar o cantilever, algo tão frágil, fino, afinal as minhas cápsulas são importadas e elas utilizam cantilever superfino de berílio. A maioria delas, usa. A minha cápsula preferida, no momento, é a Grado Prestige Blue, que entrega até 55 kHz e com uma força de trilhagem de 1,5 g que se traduz em muita sensibilidade de trilhagem de sulco, e consequentemente um excelente som!


Acredito, particularmente, que um modo mais seguro de limpeza pode ser feito e eu já havia falado isso no meu blog sobre Limpeza de Vinis, o http://limpezadevinis.blogspot.com, que é usar o próprio Vinil (LP) para isso. Claro, um vinil em excelente estado, mas que não seja de sua preferência e só sirva para isso.

O método é o seguinte:
Use a metade da solução que indico para limpeza de vinis: 2,5 ml de detergente de boa qualidade (Prefiro o Ypê Cristal) para 200 ml de água de boa qualidade ou destilada, se não confiar na sua fornecedora de água. Com esse copo de 200 ml e 2,5 ml (Corresponde a meia tampa de refrigerante com o detergente ou use seringa de 5 ml para medir até 2,5 ml). A seguir, imerja um algodão hidrófilo dentro desse copo, com a solução já misturada. Esprema o algodão, deixando escorrer toda a solução.

Agora, nesse vinil, passe o algodão em toda sua superfície ou em apenas a faixa que fará a limpeza. Ele ficará úmido da solução água+detergente. Observe que este vinil deve estar antes bem lavado e seco, ou seja, limpo para esta operação. Pois bem, tendo passado o algodão no vinil, coloque-o no prato do toca discos com a face úmida para cima e ponha para girar e ponha a agulha na faixa úmida pela solução e deixe "tocar" por uns 15 segundos. É o suficiente para a limpeza completa da agulha. Se quiser deixar mais tempo, deixe, apenas, por no máximo, 1 minuto.

O atrito da agulha suja na solução e no sulco deverão remover toda a sujeira nela contida, pois a sujeira fica aderida às faces da agulha. O efeito limpeza acontece pelo fato do detergente com a água "amolecer" a sujeira, retirando principalmente a gordura, elemento comum no ar de qualquer residência. É um método prático e seguro, pois o detergente diluído não ataca a cola da agulha e nem é suficiente para atingir o cantilever. Desde que você apenas umedeça o vinil, e não dê-lhe um "banho" de solução! Úmido de que falo aqui refere-se a apenas uma fina camada líquida, impossível de escorrer com o vinil na vertical. Esse é o ponto considerado umidade.

Boas limpezas!

E-mail: joaquim777@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário